O que é a ferramenta de empacotamento MSIX e por que você precisa dela
Se você está procurando uma maneira moderna de empacotar e implantar seus aplicativos de desktop, você pode querer verificar o Ferramenta de empacotamento MSIX. Esta é uma ferramenta que permite que você reempacote seus aplicativos de desktop existentes (como MSI, EXE, ClickOnce ou App-V) no formato MSIX, que é um formato de pacote de aplicativo do Windows que fornece uma experiência de empacotamento moderna para todos os aplicativos do Windows.
msix packaging tool environment hyper-v download
Alguns dos recursos e benefícios de usar a ferramenta de empacotamento MSIX são:
Ele oferece uma interface do usuário interativa e uma linha de comando para conversões, oferecendo flexibilidade e conveniência para converter seus aplicativos sem ter acesso ao código-fonte.
Ele cria pacotes confiáveis, seguros e eficientes que podem ser instalados em qualquer dispositivo Windows 10 ou publicados na Microsoft Store.
Ele preserva a funcionalidade de seus pacotes de aplicativos existentes e/ou arquivos de instalação enquanto ativa novos recursos, como otimização de largura de banda de rede, otimização de espaço em disco, atualizações de aplicativos, desinstalação de aplicativos, etc.
Ele oferece suporte a vários tipos de instaladores de desktop, incluindo MSI, EXE, ClickOnce, App-V 5.x, scripts personalizados ou instalação manual.
Ele permite que você crie pacotes de modificação para seus principais pacotes de aplicativos, que podem ser usados para adicionar ou modificar recursos ou configurações sem alterar o pacote original.
Ele permite que você abra seus pacotes MSIX e exiba ou edite seu conteúdo ou propriedades usando o recurso de editor de pacotes.
Ele fornece dicas de solução de problemas e arquivos de log para cada conversão, bem como uma opção para enviar feedback ou relatar bugs usando o Feedback Hub.
Ele oferece suporte à distribuição offline de pacotes em cenários corporativos usando o portal da Web Microsoft Store for Business.
Neste artigo, mostraremos como configurar seu ambiente para empacotamento MSIX, como usar o Hyper-V Quick Create para criar um ambiente virtual para empacotamento MSIX e como solucionar problemas e otimizar seu processo de empacotamento MSIX. Vamos começar!
Como configurar seu ambiente para empacotamento MSIX
Antes de poder usar a ferramenta de empacotamento MSIX para converter seus aplicativos de desktop, você precisa preparar seu ambiente de conversão. Esta é a máquina ou dispositivo onde você executará a ferramenta de empacotamento MSIX e realizará a conversão. Existem três opções para configurar seu ambiente de conversão:
Usando uma máquina virtual (VM) limpa que corresponda aos requisitos mínimos de sistema operacional do seu aplicativo.
Usando uma máquina remota que corresponda aos requisitos mínimos de sistema operacional de seu aplicativo e tenha a ferramenta de empacotamento MSIX instalada.
Usando uma máquina virtual local que tenha o ambiente da ferramenta de empacotamento MSIX pré-instalado e configurado.
A primeira opção é recomendada para a maioria dos cenários, pois garante que seu ambiente de conversão seja isolado de quaisquer outros aplicativos ou configurações que possam interferir no processo de conversão. No entanto, requer que você tenha um software de VM (como Hyper-V, VMware ou VirtualBox) e um arquivo ISO do Windows 10 para criar e configurar a VM.
A segunda opção é útil se você tiver acesso a uma máquina remota que atenda aos requisitos e tenha a ferramenta de empacotamento MSIX instalada. Você pode se conectar à máquina remota usando o Remote Desktop Protocol (RDP) e executar a ferramenta de empacotamento MSIX a partir daí. No entanto, esta opção pode ter algumas limitações em termos de largura de banda, latência e segurança da rede.
A terceira opção é conveniente se você quiser usar uma máquina virtual local que tenha tudo o que você precisa para começar a converter seus aplicativos. Você pode usar o recurso Hyper-V Quick Create para criar uma VM com ambiente de ferramenta de empacotamento MSIX pré-instalado e configurado.Essa opção é rápida, fácil e gratuita, mas requer que você tenha o Hyper-V ativado em sua máquina com Windows 10.
Neste artigo, vamos nos concentrar na terceira opção e mostrar como usar o Hyper-V Quick Create para criar um ambiente virtual para empacotamento MSIX.
Como usar o Hyper-V Quick Create para criar um ambiente virtual para empacotamento MSIX
O Hyper-V Quick Create é um recurso que permite criar uma VM com um sistema operacional e aplicativos pré-configurados com apenas alguns cliques. Você pode escolher entre várias opções, como ambiente de desenvolvimento do Windows 10, área de trabalho do Ubuntu ou ambiente da ferramenta de empacotamento MSIX. A última opção é a que usaremos neste artigo.
Usando o Hyper-V Quick Create, você pode criar uma VM com os seguintes recursos:
Um sistema operacional Windows 10 Enterprise Edition com as atualizações mais recentes.
A versão mais recente da ferramenta de empacotamento MSIX e seus pré-requisitos (como Windows SDK).
Uma regra de firewall pré-configurada que permite conexões RDP da máquina host.
Um comutador de rede pré-configurado que conecta a VM à Internet.
Uma conta de usuário pré-configurada (Administrador) sem senha.
Para usar o Hyper-V Quick Create, você precisa fazer duas coisas: baixar e instalar o Hyper-V Quick Create em sua máquina Windows 10 e criar uma VM com o ambiente da ferramenta de empacotamento MSIX usando o Hyper-V Quick Create. Explicaremos como fazer ambos nas seções a seguir.
Como baixar e instalar o Hyper-V Quick Create
O Hyper-V Quick Create está disponível como um aplicativo gratuito na Microsoft Store. Para baixá-lo e instalá-lo, você precisa ter o Hyper-V ativado em sua máquina com Windows 10. O Hyper-V é um recurso integrado que permite executar máquinas virtuais em seu dispositivo Windows 10. Para ativar o Hyper-V, siga estas etapas:
Abra o menu Iniciar e digite "Ativar ou desativar recursos do Windows". Clique no resultado que aparece.
Na caixa de diálogo Recursos do Windows, role para baixo e marque a caixa ao lado de "Hyper-V". Clique OK.
Aguarde a conclusão do processo de instalação. Poderá ser necessário reiniciar o computador.
Depois de habilitar o Hyper-V, você pode baixar e instalar o Hyper-V Quick Create da Microsoft Store. Para fazer isso, siga estas etapas:
Abra o aplicativo Microsoft Store em sua máquina com Windows 10.
Na caixa de pesquisa, digite "Criação rápida do Hyper-V" e pressione Enter.
Clique no aplicativo que aparece nos resultados da pesquisa. Ele deve ter um ícone azul com um raio branco.
Clique no botão Obter para baixar e instalar o aplicativo.
Aguarde a conclusão do processo de instalação. Pode ser necessário entrar com sua conta da Microsoft.
Como criar uma VM com ambiente de ferramenta de empacotamento MSIX usando o Hyper-V Quick Create
Depois de baixar e instalar o Hyper-V Quick Create, você pode usá-lo para criar uma VM com o ambiente da ferramenta de empacotamento MSIX. Para fazer isso, siga estas etapas:
Abra o aplicativo Hyper-V Quick Create no menu Iniciar ou na Microsoft Store.
Na janela do aplicativo, você verá uma lista de opções disponíveis para criar uma VM. Selecione aquele que diz "Ambiente da ferramenta de empacotamento MSIX".
Clique no botão Criar máquina virtual na parte inferior da janela.
Aguarde a conclusão do processo de download e criação. Isso pode levar algum tempo, dependendo da velocidade da sua internet e do desempenho do sistema.
Depois que o processo estiver concluído, você verá uma mensagem de confirmação que diz "Sua máquina virtual está pronta para funcionar". Clique no botão Conectar para iniciar a VM.
Parabéns! Você criou com êxito uma VM com ambiente de ferramenta de empacotamento MSIX usando o Hyper-V Quick Create. Agora você pode usar esta VM para converter seus aplicativos de desktop em pacotes MSIX.
Como iniciar a ferramenta de empacotamento MSIX na VM e converter seus aplicativos de desktop
Para iniciar a ferramenta de empacotamento MSIX na VM e converter seus aplicativos de desktop, siga estas etapas:
Após clicar no botão Conectar, você verá uma nova janela que mostra a tela da VM.Pode ser necessário entrar com a conta de usuário pré-configurada (Administrador) sem senha.
Na área de trabalho da VM, você verá um ícone de atalho para a ferramenta de empacotamento MSIX. Clique duas vezes nele para iniciar a ferramenta.
Na janela da ferramenta de empacotamento MSIX, você verá duas opções: Pacote de aplicativo e Pacote de modificação. Selecione Pacote de aplicativos se desejar criar um novo pacote MSIX para seu aplicativo de desktop. Selecione Pacote de modificação se desejar criar um pacote que modifique um pacote MSIX existente.
Clique em Avançar para prosseguir para a próxima etapa. Você verá três opções para selecionar seu instalador: Procurar instalador, Selecionar na loja ou Instalação manual. Selecione Procurar instalador se você tiver um arquivo de instalador local (como MSI, EXE, ClickOnce ou App-V) para seu aplicativo de desktop. Selecione Selecionar da loja se quiser converter um aplicativo que já foi publicado na Microsoft Store. Selecione Instalação manual se quiser instalar manualmente seu aplicativo de desktop na VM.
Clique em Avançar para prosseguir para a próxima etapa. Você verá uma tela onde poderá especificar as informações do pacote, como nome do pacote, nome do editor, número da versão, etc. Você também pode selecionar um local de saída para seu pacote MSIX e uma opção de assinatura para seu pacote. Preencha os campos obrigatórios e clique em Avançar.
A próxima etapa é definir as configurações do pacote, como recursos, declarações, ativos visuais, etc. Você também pode adicionar ou remover arquivos ou entradas de registro de seu pacote usando o recurso de editor de pacote. Clique em Avançar quando terminar.
A etapa final é criar seu pacote. Clique em Criar para iniciar o processo de conversão. Aguarde a conclusão do processo. Você verá uma mensagem que diz "Criação de pacote concluída com sucesso". Clique em Concluir para sair da ferramenta.
Você converteu com êxito seu aplicativo de desktop em um pacote MSIX usando a ferramenta de empacotamento MSIX na VM.Agora você pode testar, implantar ou publicar seu pacote MSIX como desejar.
Como solucionar problemas e otimizar seu processo de empacotamento MSIX
Ao usar a ferramenta de empacotamento MSIX, você pode encontrar alguns problemas ou erros durante a conversão. Você também pode querer melhorar sua experiência de empacotamento MSIX aplicando algumas dicas e truques. Nesta seção, mostraremos como solucionar problemas e otimizar seu processo de empacotamento MSIX usando alguns recursos e ferramentas úteis, como arquivos de log, Hub de feedback e estrutura de suporte de pacote.
Como usar arquivos de log para diagnosticar e corrigir erros durante a conversão
Um dos recursos mais úteis da ferramenta de empacotamento MSIX é que ela gera arquivos de log para cada conversão executada. Esses arquivos de log contêm informações detalhadas sobre o que aconteceu durante a conversão, como quais ações foram tomadas, quais erros ou avisos foram encontrados, quais arquivos ou entradas de registro foram adicionados ou removidos, etc.
Você pode usar esses arquivos de log para diagnosticar e corrigir erros durante a conversão seguindo estas etapas:
Abra o File Explorer e navegue até a pasta %localappdata%\Microsoft\MSIX Packaging Tool\Logs. É aqui que todos os arquivos de log são armazenados por padrão.
Nesta pasta, você verá subpastas nomeadas após cada conversão realizada. Cada subpasta contém três arquivos de log: Installer.log, Packaging.log e PackageEditor.log.
Abra o arquivo de log que corresponde à etapa em que você encontrou o erro. Por exemplo, se você encontrou um erro durante a etapa de seleção do instalador, abra o arquivo Installer.log.
Procure a mensagem de erro ou o código no arquivo de log. Você pode usar a função de pesquisa (Ctrl+F) para encontrá-lo rapidamente.
Leia a mensagem ou código de erro e tente entender o que o causou e como corrigi-lo. Você também pode pesquisar online por mais informações ou soluções para o erro.
Se você corrigiu o erro, tente executar a conversão novamente e veja se funciona. Caso contrário, você pode entrar em contato com o suporte da Microsoft ou usar o Hub de feedback para relatar o bug.
Usando arquivos de log, você pode solucionar problemas e corrigir erros durante a conversão e melhorar seu processo de empacotamento MSIX.
Como enviar feedback e relatar bugs usando o Feedback Hub
Outro recurso útil da ferramenta de empacotamento MSIX é que ela permite enviar comentários e relatar bugs usando o Hub de feedback. Hub de feedback é um aplicativo que permite que você compartilhe seus comentários e sugestões com a Microsoft e outros usuários sobre o Windows 10 e seus recursos. Você também pode relatar problemas ou bugs encontrados ao usar o Windows 10 ou seus aplicativos.
Você pode usar o Hub de feedback para enviar comentários e relatar bugs sobre a ferramenta de empacotamento MSIX seguindo estas etapas:
Abra a ferramenta de empacotamento MSIX e clique no ícone Configurações no canto superior direito da janela.
No menu Configurações, clique em Enviar feedback.
Isso abrirá o aplicativo Hub de feedback. Pode ser necessário entrar com sua conta da Microsoft.
No aplicativo Hub de feedback, clique em Adicionar novo feedback no canto superior esquerdo da janela.
Selecione se deseja enviar uma sugestão ou relatar um problema.
Preencha os campos obrigatórios, como título, descrição, categoria, subcategoria, etc. Você também pode anexar uma captura de tela ou um arquivo ao seu feedback.
Clique em Enviar para enviar seu feedback.
Ao usar o Feedback Hub, você pode ajudar a Microsoft a melhorar a ferramenta de empacotamento MSIX e seus recursos compartilhando seus comentários e relatando bugs.
Como usar o Package Support Framework para aplicar correções de tempo de execução a aplicativos empacotados
Às vezes, você pode encontrar alguns problemas ou erros com seus aplicativos empacotados após convertê-los para o formato MSIX. Por exemplo, seu aplicativo pode não iniciar corretamente, exibir uma mensagem de erro ou se comportar de maneira diferente do esperado. Isso pode acontecer porque alguns dos recursos ou funcionalidades do seu aplicativo não são compatíveis com o formato MSIX ou a plataforma Windows 10.
Nesses casos, você pode usar o Package Support Framework (PSF) para aplicar correções de tempo de execução aos seus aplicativos empacotados.PSF é um kit de ferramentas que ajuda a corrigir problemas comuns de compatibilidade em seus aplicativos de desktop quando você não tem acesso ao código-fonte. O PSF funciona injetando uma biblioteca personalizada no processo de seu aplicativo em tempo de execução e modificando seu comportamento de acordo com sua configuração.
Você pode usar o PSF para aplicar correções de tempo de execução aos seus aplicativos empacotados seguindo estas etapas:
Baixe o PSF do GitHub:
Extraia os arquivos PSF para uma pasta em sua máquina.
Abra seu pacote MSIX com o recurso de editor de pacotes da ferramenta de empacotamento MSIX.
Adicione os arquivos PSF (como PsfLauncher32.exe, PsfLauncher64.exe, PsfRuntime.dll, etc.) à pasta raiz do seu pacote.
Edite o arquivo AppxManifest.xml do seu pacote e altere o atributo Executable do elemento Application para apontar para PsfLauncher32.exe ou PsfLauncher64.exe dependendo da arquitetura do seu aplicativo.
Adicione um novo elemento chamado Extensions no elemento Application e adicione um novo elemento chamado DesktopAppMigration em Extensions. Defina o atributo Executable do elemento DesktopAppMigration para apontar para o arquivo executável do aplicativo original.
Crie um novo arquivo chamado config.json na pasta raiz do seu pacote e adicione as definições de configuração do PSF para seu aplicativo. Você pode usar a documentação e os exemplos do PSF para aprender a configurar o PSF para diferentes cenários.
Salve e feche os arquivos AppxManifest.xml e config.json do seu pacote.
Assine novamente seu pacote com um certificado válido.
Teste seu pacote e veja se as correções do PSF resolveram os problemas ou erros com seu aplicativo.
Ao usar o PSF, você pode aplicar correções de tempo de execução aos seus aplicativos empacotados e torná-los compatíveis com o formato MSIX e a plataforma Windows 10.
Conclusão e perguntas frequentes
Neste artigo, aprendemos o que é a ferramenta de empacotamento MSIX e por que você precisa dela, como configurar seu ambiente para empacotamento MSIX, como usar o Hyper-V Quick Create para criar um ambiente virtual para empacotamento MSIX e como solucionar problemas e otimizar seu processo de empacotamento MSIX. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como usar a ferramenta de empacotamento MSIX e o Hyper-V Quick Create para converter seus aplicativos de desktop em pacotes MSIX.
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre a ferramenta de empacotamento MSIX e o Hyper-V Quick Create:
P: Quais são os requisitos do sistema para a ferramenta de empacotamento MSIX?
R: Para usar a ferramenta de empacotamento MSIX, você precisa de uma máquina Windows 10 com versão 1809 ou posterior, 4 GB de RAM, 10 GB de espaço livre em disco e uma conexão com a Internet. Você também precisa habilitar os recursos opcionais do Windows: Windows Developer Mode, Windows Hypervisor Platform e Containers.
P: Quais são as vantagens de usar o Hyper-V Quick Create em relação a outro software VM?
R: O Hyper-V Quick Create é uma maneira rápida, fácil e gratuita de criar uma VM com o ambiente da ferramenta de empacotamento MSIX pré-instalado e configurado. Você não precisa baixar ou instalar nenhum software ou arquivo adicional. Você também pode acessar a versão mais recente da ferramenta de empacotamento MSIX e suas atualizações sem precisar atualizar manualmente a VM.
P: Como posso atualizar a ferramenta de empacotamento MSIX na VM criada pelo Hyper-V Quick Create?
R: Você pode atualizar a ferramenta de empacotamento MSIX na VM seguindo estas etapas:
Inicie a VM e entre com a conta de administrador.
Abra o aplicativo Microsoft Store na VM.
Na caixa de pesquisa, digite "ferramenta de empacotamento MSIX" e pressione Enter.
Clique no aplicativo que aparece nos resultados da pesquisa. Ele deve ter um ícone azul com uma caixa branca.
Se houver uma atualização disponível para o aplicativo, você verá um botão Atualizar. Clique nele para baixar e instalar a atualização.
Aguarde a conclusão do processo de atualização. Pode ser necessário reiniciar o aplicativo ou a VM.
P: Como posso transferir arquivos entre minha máquina host e a VM criada pelo Hyper-V Quick Create?
R: Você pode transferir arquivos entre sua máquina host e a VM usando um destes métodos:
Usando a área de transferência. Você pode copiar e colar texto ou arquivos entre sua máquina host e a VM usando a área de transferência. Para fazer isso, você precisa habilitar o Modo de sessão aprimorado nas configurações do Hyper-V e nas configurações da VM.
Usando uma pasta compartilhada. Você pode criar uma pasta compartilhada em sua máquina host ou em um local de rede e acessá-la a partir da VM. Para fazer isso, você precisa habilitar os serviços de convidados nas configurações da VM e adicionar uma pasta compartilhada nas configurações da VM.
Usando uma unidade USB. Você pode conectar uma unidade USB à sua máquina host e anexá-la à VM. Para fazer isso, você precisa ativar o Modo de sessão aprimorado nas configurações do Hyper-V e nas configurações da VM e selecionar o dispositivo USB na barra de ferramentas da janela da VM.
P: Como posso excluir a VM criada pelo Hyper-V Quick Create?
R: Você pode excluir a VM criada pelo Hyper-V Quick Create seguindo estas etapas:
Abra o aplicativo Hyper-V Manager no menu Iniciar ou no Painel de Controle.
No painel esquerdo, selecione o nome da máquina host.
No painel direito, selecione a VM que você deseja excluir. Ele deve ter um nome que comece com "Quick Create -".
Clique com o botão direito do mouse na VM e selecione Excluir.
Confirme que deseja excluir a VM e seus arquivos associados.
Aguarde a conclusão do processo de exclusão.
Você excluiu com êxito a VM criada pelo Hyper-V Quick Create. 0517a86e26
Comments